Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação também sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental e os eventos acadêmicos relativos a essas áreas.

domingo, 2 de setembro de 2012

Sugestões de livros do dia

De um dos maiores pensadores da Ecologia Política e da Educação Ambiental no Brasil, Valdo Barcelos, "Império do Terror: um olhar ecologista". 

Neste livro, Valdo Barcelos faz uma reflexão sobre uma das formas de violência que está nos levando ao desassossego e, ao mesmo tempo, a exigir uma tomada de atitude intelectual radical. Refere-se especialmente ao terrorismo de grupos e ao terrorismo de Estado. O autor defende a idéia de que nos tempos de pós-modernidade em que vivemos, a resistência tanto a um como a outro tipo de terrorismo está condicionada a fatores internos e externos das nações. Cita como exemplo a inibição do ímpeto intervencionista dos EUA - o terrorismo de Estado só cessará se houver uma reformulação das políticas internas das demais nações do planeta, que tenham como objetivo a construção de uma sociedade social e ecologicamente justa. Por outro lado, a inibição do terrorismo de grupos está na dependência da construção de uma ampla rede de solidariedade entre as nações do planeta.
Da contra-capa

Nenhum comentário:

Postar um comentário