Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação também sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental e os eventos acadêmicos relativos a essas áreas.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Geografia - Ecologia - Japão anuncia abandono da energia nuclear

Enfim... boas novas.


Japão: terceiro país a anunciar abandono progressivo da nuclear

Euronews


O Japão vai abandonar a energia nuclear. Dezoito meses após a catástrofe de Fukushima, e quando apenas dois dos 50 reatores japoneses estão em atividade, o anúncio é oficial.

Tóquio prevê uma paragem progressiva da produção nuclear ao longo dos próximos 30 anos, o que significa, para já, que nenhum dos reatores suspensos será reativado antes de importantes testes de segurança; os reatores com mais de 40 anos serão desativados e nenhuma nova central será construída.

Mas com o governo de Yoshihiko Noda em queda de popularidade e a perspetiva de eleições antecipadas, nada garante que o próximo executivo siga a mesma direção. 

Explosão em Fukushima
fukushima
http://portalnippon.com/nippon-news/japao/japao-admite-que-estava-despreparado-para-acidente-nuclear.html

Tanto mais que as empresas produtoras de eletricidade se queixam do custo do abandono do nuclear. Se ele fosse imediato, a importação de combustíveis fósseis dispararia em mais de 30 mil milhões de euros por ano.

Recorde-se que a energia atómica respondia por mais de 30% do consumo de eletricidade do país. O anúncio de Tóquio marca, contudo, uma viragem. Há pouco tempo, o objetivo era aumentar a fatia do nuclear no ‘mix’ energético.

Mas isso era antes de Fukushima e do crescente sentimento antinuclear, no país e não só. Alemanha e Suíça tinham sido os primeiros a anunciar o abandono progressivo do átomo.

Fonte

Um comentário:

  1. http://www.bbc.co.uk/portuguese/ultimas_noticias/2012/09/120914_japaonuclearebcrn.shtml

    Giovane Felix , 2 E.M. - B SE

    ResponderExcluir