Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação também sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental e os eventos acadêmicos relativos a essas áreas.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Educação - Ranking Universitário da Folha.

É para rir... O jornal Folha de S. Paulo coloca no mesmo patamar a qualidade de ensino, a inovação, a pesquisa acadêmica e uma certa avaliação de mercado, que analisa 1 curso na área ou de direito, ou administração e pedagogia, a inserção dos graduados de um desses cursos no mercado, e monta uma classificação como se tivesse abrangendo todo o conjunto das universidades. 
Estou postando aqui pois é necessário saber como essa pesquisa vai se fixar no senso comum, mas ela não deve ser levada muito a sério... Mais adiante colocarei umas classificações internacionais mais sérias...


Apresentação

Para criar o RUF, a Folha definiu uma metodologia inédita, baseada em rankings internacionais, como o ranking global THE (Times Higher Education), o QS (Quacquarelli Symonds) e a ARWU (ranking de Xangai), e adaptada ao contexto brasileiro.

Foram classificadas 232 instituições de ensino superior brasileiras, sendo 41 faculdades e centros universitários e 191 universidades --instituições com foco em pesquisa e autonomia de ensino, conforme definição do MEC.

Já os indicadores de reputação no mercado de trabalho e de qualidade de ensino foram desenvolvidos a partir de entrevistas feitas pelo Datafolha com pesquisadores e com executivos de Recursos Humanos.
Apresentação

Fontes 
Foram consultados 597 pesquisadores com grande produção científica, de acordo com o CNPq, a maior agência de fomento à ciência do país. Também foram ouvidos 1.212 responsáveis pelo setor de Recursos Humanos de empresas, escolas e outras instituições que contratam profissionais nos 20 cursos que mais formam no país, como administração e direito. Os dois grupos, o de pesquisadores e o de especialistas em mercado de trabalho, listaram as instituições de ensino consideradas melhores por eles - universidades, faculdades ou centros universitários - na área em que atuam profissionalmente. As instituições que tiveram pelo menos três menções nessas entrevistas feitas pelo Datafolha foram consideradas na classificação.

Coordenação 
A pesquisa foi supervisionada pelo bioquímico da USP e especialista em análise de produção científica Rogério Meneghini. Ele também é coordenador acadêmico da base Scielo, que reúne 260 periódicos científicos nacionais, incluídos no levantamento do RUF para dar um tempero local à métrica.
Para ler (e rir) mais
http://ruf.folha.uol.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário