Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação também sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental e os eventos acadêmicos relativos a essas áreas.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Geografia-Política - Ocuppy Wall Street

Prisões marcam aniversário do Ocupe Wall Street

Do Estadão

Na comemoração do primeiro ano do movimento, que teve repercussão mundial, manifestantes queriam impedir o acesso ao distrito financeiro de NY 


NOVA YORK - A polícia prendeu na segunda-feira, 17, mais de 100 manifestantes - dia do primeiro aniversário do movimento Ocupe Wall Street -, que planejavam fazer um "muro humano" impedindo o acesso ao distrito financeiro de Nova York. 

O protesto, segundo seus participantes, era contra "o injusto sistema econômico que beneficia os ricos e as grandes corporações em detrimento do cidadão comum". Os manifestantes chegaram a bloquear algumas das vias de acesso à Bolsa de Valores de Nova York antes de serem dispersados e, em alguns casos, detidos pelos policiais.

O protesto atraiu bem menos manifestantes do que o grupo conseguia reunir no auge das manifestações no ano passado. A queda da participação popular é um desafio enfrentado pelo movimento para se manter vivo depois de ter levantado um debate nacional em torno das desigualdades econômicas.

O Departamento de Polícia de Nova York demarcou uma ampla área para permitir o acesso à bolsa apenas de funcionários. O policiamento foi também reforçado em grandes bancos e edifícios do governo, ao mesmo tempo que protegia a estátua símbolo do mercado financeiro, o famoso touro.

Ler mais

'Ocupe Wall Street' celebra aniversário com protesto e cerca de 150 detidos 

AFP

NOVA YORK — O movimento de protesto "Ocupe Wall Street" (OWS, sigla em inglês) celebrou nesta segunda-feira o primeiro ano de vida com uma mobilização que tumultuou os acessos à Bolsa de Nova York e terminou com cerca de 150 pessoas detidas.

Vigiados por um grande número de policiais, ativistas do movimento que denuncia as crescentes desigualdades e o poder do dinheiro na política americana protestaram nas proximidades de Wall Street, sul de Manhattan.

O número de manifestantes foi aumentando com o passar das horas, chegando a mais de 1.000 à tarde. Eles tentaram se aproximar da Bolsa em várias oportunidades, mas foram bloqueados pelos policiais.


Cartaz do movimento convocando à manifestação de aniversário

Cerca de 150 pessoas foram detidas em diferentes pontos do distrito financeiro, segundo dados da organização de defesa dos direitos civis National Lawyers Guild e a Polícia.

"Estou aqui por causa da cobiça de Wall Street. Todos os caminhos levam a Wall Street, controlam nossas vidas", disse o bispo da igreja episcopal George Packard, que liderava um dos grupos que se mobilizou e foi preso na esquina da avenida Broadway com Wall Street.

Cindy González, de 25 anos, vinda de Staten Island (sul de Nova York), afirmou: "Não estamos aqui para sermos detidos. Queremos mostrar ao país quem está destruindo nossa economia".

Os ativistas foram detidos em uma ação classificada pelo OWS de "desobediência civil não violenta" em vários pontos do distrito financeiro de Nova York.

Ler mais

5 comentários:

  1. http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=579139 :postei esse pois acho que é um pequeno resumo da noticia , terceiro topico

    Giovane Felix , 2 E.M.-B , SE

    ResponderExcluir
  2. http://www.brazilianpress.com/20120823/local/noticia11.htm um resumo para quem quer saber sobre o assunto.
    Patricia Dezzotti C2A - CSE

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/novos-protestos-do-ocupe-terminam-com-varias-detencoes

    Pedro Henrique,nº22,2º E.M A,Colégio Santa Escolástica

    ResponderExcluir
  5. http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20911

    Laís Ferraz n.11 - C2A (CSE)

    ResponderExcluir