Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação também sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental e os eventos acadêmicos relativos a essas áreas.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ecologia-Política - E o aquecimento global volta à tona

E o governo brasileiro, que quer POR A AMAZÔNIA ABAIXO, se mostra preocupado em intimidar os outros países a diminuir suas emissões de carbono... Tem que abaixar as emissões aqui primeiro, para depois intimar os outros a qualquer coisa... 

Só para lembrar, a próxima COP - que será a décima oitava - que discutirá o futuro do Protocolo de Kyoto, será no Catar, no fim do ano - 26 de novembro a 7 de dezembro.

Para governo brasileiro, é preciso definir rapidamente regras da segunda etapa do Protocolo de Quioto

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Um dia antes de sentar à mesa de negociações com Índia, China e África do Sul para buscar um posicionamento comum sobre as mudanças climáticas para apresentar na 18ª Conferência das Nações Unidas para o Clima (Cop18), o governo brasileiro reiterou que é preciso definir rapidamente as regras para a segunda etapa de compromissos do Protocolo de Quioto.

O tratado, que define metas e limites de emissão de gases de efeito estufa para os países desenvolvidos, expira no final deste ano. O Brasil defende que as novas obrigações sejam estabelecidas a tempo de começarem a valer a partir de janeiro de 2013.

“Temos que definir quais serão as metas para os países que participarão [do Protocolo de Quioto] e alguns países querem metas mais ambiciosas. Isto tem que ser resolvido em Doha [no Catar, onde será realizada a Cop18, no final de novembro, disse o representante brasileiro no encontro, o embaixador Luiz Figueiredo Machado.

UN Climate Change Conference COP18 | CMP8

Figueiredo disse que a segunda etapa de compromissos do Protocolo de Quioto “já era para estar resolvida, mas sempre foi usada como moeda de barganha pelos países desenvolvidos. Mas a barganha já foi feita”.

A partir de amanhã (20), técnicos, cientistas, especialistas e autoridades do grupo informal denominado Basic, coordenado por Brasil, África do Sul, Índia e China, vão discutir e elaborar um documento comum que será apresentado na Cop18.

O Basic foi criado em 2007 para tratar especificamente de questões relacionadas ao clima. “O grupo é muito ativo nas negociações. E é parte do G77 [grupo que reúne Brasil e países em desenvolvimento]. Essas reuniões periódicas, realizadas a cada dois meses no nível de ministros, ajudam muito na preparação técnica e dos negociadores”, explicou Figueiredo. Esta é a última reunião antes da conferência no Catar.

2 comentários:

  1. http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2012/09/19/para-governo-brasileiro-e-preciso-definir-rapidamente-regras-da-segunda-etapa-do-protocolo-de-quioto.htm?cmpid=ctw-meio-ambiente-news

    ResponderExcluir
  2. Laís Ferraz (n.11 C2A - CSE)22 de setembro de 2012 às 22:49

    http://www.jornalterceiravia.com.br/noticias/socioambiental/5294/governo_brasileiro_defende_a_definicao_rapida_das_regras_do_protocolo_de_quioto

    ResponderExcluir