Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação também sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental e os eventos acadêmicos relativos a essas áreas.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ecologia - Uma ecologia do cão.

Estou postando o link do meu último artigo, publicado na revista Fermentários, da Universidad de la Republica, do Uruguai. Abaixo está o começo do artigo.
http://www.fermentario.fhuce.edu.uy/index.php/fermentario/article/view/104/95

O link do sumário da revista
http://www.fermentario.fhuce.edu.uy/index.php/fermentario/issue/current

A FILOSOFIA CÍNICA E AS PERSPECTIVAS ECOLOGISTAS EM EDUCAÇÃO
Rodrigo Barchi

Resumo
A filosofia cínica se manteve a margem da história da filosofia, pela sugestão que fazia às entregas aos prazeres e às pulsões, e pela busca da felicidade em vida. Seus adeptos mais notórios, como Antístenes e Diógenes de Sínope gostavam de ser chamados de “os cães”, devido ao modo de vida semelhante. Alheia às posições sociais e/ou religiosas e às riquezas materiais, sugeriu uma prática e um pensamento filosóficos desobedientes e insubmissos, como forma de destituir o que consideravam como os falsos valores da cultura dominante. Este artigo procura enfatizar as noções de zombaria, resistência e cosmopolitismo dos filósofos cínicos a partir da leitura de alguns de seus intérpretes contemporâneos, para depois as fazer dialogar com as perspectivas ecologistas em educação, buscando tecer e ampliar conexões, criando alternativas que possibilitem pensar e fazer educações ambientais libertárias, nômades, transversais e singulares.
Palavras-chave: Filósofos cínicos, educação ambiental, zombaria, resistência, cosmopolitismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário