Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação também sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental e os eventos acadêmicos relativos a essas áreas.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ecologia-Geografia - Catálogo Geral de Plantas e Fungos do Brasil

Isso é bem legal. Em 2010, mais de 100 anos após a última catalogação de plantas brasileiras feita pelo botânico alemão Von Martius, um trabalho de 413 pesquisadores brasileiros e estrangeiros concluiu o mais recente Catálogo Geral de Plantas e Fungos do Brasil. O melhor é que está tudo à disposição on-line.
Abaixo reproduzo a apresentação do site do catálogo, que tem o apoio do CNPq, do Ministério do Meio Ambiente, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, do Centro Nacional da Conservação da Flora, e do Centro de Referência em Informação Ambiental. Bom passeio pelas plantas nacionais.


Lista de Espécies da Flora do Brasil 2012

No ano de 2010, mais de um século após a publicação do último volume da Flora Brasiliensis, a comunidade botânica do Brasil concretizou um sonho com o lançamento da versão online da Lista de Espécies da Flora do Brasil (veja versão 2010 acima) e a publicação do Catálogo de Plantas e Fungos do Brasil (veja download acima).

A versão online 2011 iniciou uma nova etapa deste importante trabalho, com um sistema dinâmico e atualizado em tempo real com novas informações de especialistas sobre as espécies da flora brasileira (veja versão 2011 acima).

A Lista de Espécies da Flora do Brasil 2012 reúne dados sobre a diversidade da nossa flora (Algas, Angiospermas, Briófitas, Fungos, Gimnospermas e Pteridófitas), que podem ser pesquisados por sua abrangência geográfica, de acordo com as Regiões do Brasil, Estados, Domínios Fitogeográficos e Tipos de Vegetação, assim como por sua origem no país (nativa ou subespontânea ou cultivada) e endemismo.

Os resultados das pesquisas fornecem ainda imagens, inclusive de tipos nomenclaturais, graças à colaboração com o INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, acesso aoIndex Herbariorum, a partir dos acrônimos dos herbários (campo voucher), devido à cooperação do The New York Botanical Garden, bem como definições para os 24 tipos de vegetação adotados, elaboradas pelo Comitê da Lista de Espécies da Flora do Brasil, com as fontes bibliográficas utilizadas (ícone ao lado de tipos de vegetação).

A Lista de Espécies da Flora do Brasil é resultado do empenho e do comprometimento de mais de 400 especialistas e reflete a missão de conhecer nossa biodiversidade e divulgar este conhecimento para a sociedade brasileira!

Neste momento, são reconhecidas 43.147 espécies para a flora brasileira, sendo 4.453 de Fungos, 4.219 de Algas, 1.526 de Briófitas, 1.205 de Pteridófitas, 25 de Gimnospermas e 31.719de Angiospermas.

O catálogo completo pode ser encontrado neste link, onde também pode ser feito o download.

Nenhum comentário:

Postar um comentário