Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação também sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental e os eventos acadêmicos relativos a essas áreas.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Sugestão de livros do dia - Ecologias inventivas

Foi lançado, nesta semana, o livro "Ecologias Inventivas: Conversas sobre Educação", fruto de um seminário de mesmo nome realizado em 2010, na UFSC, em Florianópolis. Organizado por Ana Maria Preve, Leandro Belinaso Guimarães, Valdo Barcelos e Julia Schadeck Locatelli, o livro conta com a colaboração de 29 autores, e é um trabalho de primeira grandeza... E não falo isso só porque conta também com um artigo meu não... eh, eh. Mas está um belo livro, e acredito que possa dar novas contribuições aos debates sobre ecologia e educação. 



Sinopse: O livro que você tem em mãos reúne escritos de pessoas interessadas em educação ambiental, ecologia, ambiente e educação. Os textos que ele abriga enfocam nosso cotidiano, nossos modos de viver, nosso tempo contemporâneo. Para além dos slogans que costumeiramente lemos e ouvimos no nosso dia a dia: preserve o meio ambiente, seja ecologicamente correto, compre produtos verdes; o livro reúne textos que ativam, inventam outras ecologias, talvez mais instáveis, deslizantes, movediças, turbulentas. Os diferentes capítulos mobilizam pensamentos à margem do que está corriqueira e insistentemente sendo dito no nosso tempo contemporâneo sobre ecologia, sobre educação ambiental, sobre sustentabilidade. O livro mostra a potência – ao pensamento, à vida cotidiana, à educação ambiental brasileira – das perspectivas pós-estruturalistas, dos estudos culturais, das filosofias da diferença: campos de teorização privilegiados pela coletânea. Desejamos a todos uma excelente viagem pelas linhas e entrelinhas dos textos aqui abrigados.

Contribuições de:

Alda Romaguera
Ana Godoy
Ana Maria Preve
Antonio Almeida Silva
Antonio Carlos Amorim
Eduardo Silveira
Fernando Noal
Franciele Favero
Gabriele Salgado
Guilherme Carlos Corrêa
Gustavo Lopes Ferreira
Ivete Souza da Silva
Janice Zanco
Julia Schadeck Locatelli
Leandro Belinaso Guimarães
Lucia de Fátima Estevinho Guido
Marcos Reigota
Margaret Chillemi
Maria do Carmo Galiazzi
Maria Lúcia Castagna Wortmann
Marlécio Maknamara
Marta Catunda
Patrícia Maria Schubert Peres
Paula Corrêa Henning
Rodrigo Barchi
Sara Divina Melo da Silva
Shaula Maíra Vicentini de Sampaio
Valdo Barcelos
Venice Teresinha Grings

Um comentário:

  1. Mais informações no site da Edunisc: http://www.unisc.br/portal/pt/editora/publicacoes/livros/351/ecologias-inventivas-conversas-sobre-a-educacao.html

    ResponderExcluir