Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação também sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental e os eventos acadêmicos relativos a essas áreas.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Geografia-Política - Fórum Social Mundial Palestina Livre

Esse evento ocorrerá em Porto Alegre, entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro de 2012. Estou postando abaixo o texto de divulgação, e o link do evento.


Este ano, a solidariedade com a Palestina e com o movimento de justiça global têm uma oportunidade única: o Fórum Social Mundial – Palestina Livre vai tomar lugar em Porto Alegre (Brasil) entre 28 de Novembro e 1 de Dezembro de 2012.


Trata-se de um projecto emocionante lançado pela sociedade civil palestiniana, brasileira e internacional, tornando 2012 um ano histórico para a Palestina. Assinala os 65 anos da decisão da Assembleia-geral das Nações Unidas sobre a partição da Palestina, os 45 anos do início da ocupação militar Isarelita da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Leste, a Faixa de Gaza e os Montes Golã, bem como os 10 anos do início da construção do Muro Ilegal que divide a Cisjordânia e circunda cidades e vilas palestininianas.


O FSM- Palestina Livre será um encontro global e único de base popular e com organizações da sociedade civil do mundo inteiro. O FSM – Palestina Livre pretende: 
Mostrar a força da solidariedade para com os apelos do povo Palestiniano e a diversidade de iniciativas e acções com vista a promover a justiça e a paz na região. 


Criar acções efectivas de modo a garantir a auto-determinação Palestiniana, a criação de um estado Palestiniano, tendo Jerusalém como sua capital, e o respeito pelos direitos humanos e pela lei internacional, através: 
Do fim da ocupação Israelita e da colonização de todas as terras Árabes e o desmantelamento do Muro; 
Da garantia dos direitos fundamentais aos cidadãos árabes Palestinianos de Israel no sentido de uma igualdade plena; e 
Da implementação, protecção e promoção dos direitos dos refugiados Palestinianos a regressarem às suas casas e às suas propriedades tal como foi estipulado pela resolução 194º das Nações Unidas. 
Ser um espaço de discussão, troca de ideias, estratégias e planificação de modo a melhorar a estrutura desta solidariedade. 


Aguardamos milhares de pessoas de todo o mundo, oriundas de diversas origens sociais, políticas e religiosas. Movimentos sociais de solidariedade, redes da sociedade civil, organizações de direitos humanos, activistas, personalidades de alto nível, e muito mais…


O site do evento:


Um comentário:

  1. http://rsurgente.opsblog.org/2012/08/07/porto-alegre-sediara-forum-social-mundial-palestina-livre/

    Pedro Henrique,nº22,2º E.M A

    ResponderExcluir