Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação também sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental e os eventos acadêmicos relativos a essas áreas.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Geografia-Política - Sobre o acordo entre o governo colombiano e as FARC'S

Cautela 'para não repetir erros' marca novo diálogo entre Colômbia e Farc

Leandra Felipe

De Bogotá para a BBC Brasil

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, optou pela discrição ao confirmar que seu governo vem mantendo conversas sigilosas com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) para iniciar um processo de paz.

Ele frisou que as operações militares ''continuarão no país enquanto a paz não for alcançada'' e alertou que o diálogo com o grupo guerrilheiro tem como princípio a ''não-repetição de erros de negociações anteriores''.

Para analistas ouvidos pela BBC Brasil, a tônica do discurso presidencial reflete a preocupação de que, uma vez iniciada uma nova tentativa de negociar, o processo possa fracassar como no passado.

Embora tenha sido recebido com otimismo pela opinião pública e por especialistas, o governo preferiu manter a cautela. A confirmação veio depois de vários dias de especulação sobre o possível diálogo entre interlocutores de ambas as partes.
Detalhes do diálogo

Na semana passada, a emissora de TV municipal de Bogotá, Canal Capital, já havia anunciado que as Farc e o governo haviam se aproximado e que as conversas tinham a participação de Cuba e da Venezuela.

Nesta segunda-feira, o diretor da Telesur, a TV estatal da Venezuela, Jorge Enrique Botero, anunciou que as negociações de paz entre as Farc e o governo Juan Manuel Santos começariam em outubro.

Botero divulgou, inclusive, os nomes dos interlocutores de cada parte: do lado do governo colombiano, o Alto Conselho para Segurança Nacional, Sérgio Jaramillo, o ministro do Meio Ambiente, Frank Pearl, e o jornalista Enrique Santos, irmão mais velho do presidente da República, que já foi editor do jornal El Tiempo e da Revista Alternativa, conhecida por seu viés de esquerda.

Ler mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário