Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação também sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental e os eventos acadêmicos relativos a essas áreas.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Geografia-Política - Execução de mineiros e mega-corrupção na África do Sul


Ao que parece, o CNA do Mandela, na África do Sul está conseguindo realizar o milagre de ser mais avesso às suas origens do que o próprio PT, aqui no Brasil. Os caras chegam ao poder e enlouquecem... E o pior, continuam, por lá, servindo aos interesses europeus...

Massacre em mina da África do Sul explicita impopularidade do partido criado por Mandela

Jornais Internacionais - Der Spiegel
Horand Knaup e Jan Puhl


O lendário partido de Nelson Mandela, o Congresso Nacional Africano está se destruindo. A corrupção, o corporativismo, as divisões internas e, mais recentemente, o massacre da mina de Marikana estão drenando a base do partido – e destruindo a economia do país

Ele ainda era criança, quando 18 anos atrás os racistas brancos perderam o poder e os sul-africanos negros se libertaram do apartheid. Hoje, Mhlangabezi Ndlelen está sentado diante de seu barraco de chapas de metal em Wonderkop, uma favela a cerca de 100 km de Johannesburgo. A minúscula cabana –de seis metros quadrados- abriga Ndlelen, a mulher e os filhos. Ndlelen tem uma cama e uma mesa, mas não tem água corrente.
Execução dos trabalhadores das minas sul-africanas. http://www.tvi.iol.pt/fotos/267358/1

Ele tira um contracheque da jaqueta. A empresa de mineração Lonmin paga a ele o equivalente a 600 euros (em torno de R$ 1.500 ) por mês para operar guindastes a 1.000 metros de profundidade. “Simplesmente, não é o suficiente”, diz ele. “Tenho que alimentar minha mulher e três filhos com o dinheiro.” Ndlelen estava entre os 3.000 funcionários que entraram em greve na mina de platina de Marikana, há mais de duas semanas.

Os trabalhadores estavam pedindo à Lonmin que dobrasse seus salários. Eles dançavam, cantavam e carregaram lanças e facas. Na quinta-feira dia 16 de agosto, a polícia finalmente perdeu a paciência e atirou contra a multidão com armas automáticas. No final, 34 dos colegas mineiros de Ndlelen estavam mortos.


Ou seja, policiais negros trituraram trabalhadores negros, exatamente como a política do apartheid fazia contra manifestantes negros. O banho de sangue é um desastre para o Congresso Nacional Africano (CNA), que governa o país desde 1994. Mas o partido do herói nacional Nelson Mandela já estava perdendo autoridade e credibilidade há anos e hoje em dia é visto como corrupto, incompetente e arrogante.

Ler mais

Um comentário:

  1. Colégio Santa Escolástica N°16 2°EM B
    Link : http://www.iol.co.za/business/business-news/lonmin-may-struggle-to-raise-funds-1.1377597#.UEk-Q7JmTGM

    ResponderExcluir