Blog de Geografia, Ecologia, Política, Educação e Filosofia. Informação também sobre Atualidades, Vestibulares, Ecologia Política, Educação Ambiental e os eventos acadêmicos relativos a essas áreas.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Educação - Lei das Cotas para alunos de escolas públicas foi aprovada.

Pois é, temos que ver agora se isso será um retrocesso, ou um avanço. Mas, se forem confirmadas as mudanças que o senhor doutor Mercadante quer fazer na estrutura do conteúdo do Ensino Fundamental e Médio, e se não melhorar a situação dos profissionais da educação, essas cotas podem ter um efeito absurdamente trágico na pesquisa e na produção de tecnologia no país...
Agora, o governo federal está DESTRUINDO  a autonomia das federais. Vamos torcer e denunciar caso isso ocorra nas estaduais...

Dilma sanciona lei que cria cotas nas universidades federais

Carta Capital

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira 29 a lei que regulamenta o sistema de cotas raciais e sociais nas universidades públicas federais em todo o país. De acordo com a lei, 50% de todas as vagas dessas instituições serão preenchidas com base nas cotas. Dilma vetou apenas um artigo do projeto aprovado pelo Senado no início de agosto, com o intuito de manter o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como principal critério de seleção.

A reserva das vagas será dividida meio a meio. Metade das cotas, ou 25% do total de vagas, será destinada aos estudantes negros, pardos ou indígenas de acordo com a proporção dessas populações em cada Estado, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, os critérios da chamada “cota racial” vão variar de uma universidade para a outra. Os outros 25% das cotas serão destinados aos estudantes que tenham feito todo o segundo grau em escolas públicas e cujas famílias tenham renda per capita até um salário mínimo e meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário